• A Rede

CASA DAS 5 PEDRINHAS -

A Casa das Cinco Pedrinhas, fundada por Lydia Hortélio, é um lugar de Brinquedo, de vivência, pesquisa e documentação, estudo e irradiação de Cultura da Criança,busca uma compreensão da Criança a partir de seu próprio movimento - o BRINCAR,e quer contribuir para a conscientização do valor da INFÂNCIAe da necessidade de favorecermos o  exercício de ser criança. 

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA -

A Rede Nacional Primeira Infância é formada por um conjunto de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância. A Rede se propõe a ser um espaço de visibilidade e escuta das crianças na defesa dos seus direitos.

Missão

Fomentar a elaboração, o aprimoramento e a integração das políticas nacionais para as crianças até os 6 anos de idade, monitorando e avaliando sua implementação; consolidar e disseminar conhecimento e informações sobre as temáticas dessa faixa etária e organizar ações de mobilização social e política visando à defesa e promoção de seus direitos.

OMEP/MS -

A Organização Mundial para Educação Pré-Escolar, OMEP, é uma entidade filantrópica, que foi criada em 1948 e que se ocupa de todos os aspectos relacionados ao cuidado e à educação de crianças de 0 a 5 anos.

 

A instituição atua em 70 países, em 5 regiões mundiais, em benefício de uma realidade social que promova e permita o pleno desenvolvimento do ser humano. No Brasil, a OMEP foi a primeira instituição a defender políticas públicas voltadas à qualidade da Educação Infantil, em 1953. Tem contribuído, significativamente, com conquistas sociais brasileiras no que tange aos direitos das crianças (artigo 277 da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas, Diretrizes Curriculares Nacionais, FUNDEB, entre outros) e à qualificação e valorização dos profissionais da Educação.

 

Tem o mérito histórico de atendimento filantrópico a milhares de crianças em todo território nacional, por meio de creches gratuitas e programas sociais diversos. Em 58 anos de atuação no Brasil, contemplou, aproximadamente, 50 mil profissionais da Educação com formação continuada.

 

Por seus méritos históricos e por sua gestão ética, a OMEP é reconhecida como uma instituição de referência internacional na área da Educação. No Brasil, a OMEP integra redes, fóruns, conselhos e estabelece parcerias com institutos, universidades, faculdades, Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. É oficializada, mundialmente, como entidade consultiva da ONU, UNESCO e UNICEF, e premiada por instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.

 

Declarada de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, a OMEP está inscrita em Conselhos Municipais de Assistência Social, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Municipais de Educação em diversos locais do país, possuindo, ainda, Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS.

Aliança pela Infância -
A Aliança pela Infância é um movimento mundial - Alliance for Childhood - uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças. 

Nasceu em 1997 na Inglaterra a partir da preocupação de um grupo de pessoas com a situação da infância no mundo contemporâneo: a falta de espaços para brincar, o consumismo desenfreado, a pressão escolar precoce, entre outros desafios.

Constituindo-se em um novo modelo de cooperação internacional, a Aliança pela Infância caracteriza-se por ser uma rede, uma aliança de pessoas e organizações unidas por ideais comuns visando à melhoria da vivência da infância.

A rede existe no espírito de colaboração no qual todos os envolvidos podem encontrar um suporte mútuo para suas ações no mundo. Em torno da preocupação com a infância unem-se organizações, grupos, instituições, movimentos sociais, indivíduos e investimentos financeiros com o máximo de dedicação, comprometimento, eficiência e difusão. 

Todas as pessoas e instituições ligadas à Aliança são parceiras com igualdade de direitos; cooperam entre si de forma espontânea e livre, ajudando-se mutuamente e reunindo-se em diversas atividades, com participação em ações locais, regionais, nacionais ou de maior amplitude.

Segundo esta forma de atuação, a Aliança é uma rede onde cada pessoa procura, conforme seu âmbito de influência, fazer sua parte para ajudar na realização das metas compartilhadas.

Atualmente a Aliança pela Infância possui representação mais de 20 países da Europa, Américas, África e Ásia. Conheça o mapa da Aliança no Mundo
INSTITUTO ACAIA PANTANAL -

Criado em 2001, o Instituto Acaia tem por missão ajudar crianças, adolescentes e adultos na busca por um futuro melhor. Para atingir esse objetivo, o Instituto acolhe 3 núcleos: o Ateliê, que prepara alunos para o mercado de trabalho; O Centro de Estudar Acaia Sagarana, que ajuda na preparação de estudantes para o vestibular; E o Acaia Pantanal, que realiza ações educacionais no Pantanal Matogrossense.

Copyright © 2012 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.