• Cultura da Infância

A CULTURA DA INFÂNCIA

"As descobertas e aprendizados que fazem os meninos do Mundo entre eles mesmos, desde sempre, constituem o que podemos chamar de a Cultura da Infância, ou seja, o acervo das experiências em plenitude e liberdade do Ser Humano ainda novo.

Todo o universo que compõe o imaginário da criança reúne desde os aspectos históricos e sociais até as tecnologias de educação e comunicação mais atuais, e passam necessariamente pelas brincadeiras em suas diferentes formas e pela arte criada por elas e para elas."

Lydia Hortélio

A Infância é um momento de descobertas essenciais para a construção do ser humano. É na infância que o ser criança inicia a sua relação com o mundo. Os aprendizados nesta etapa da vida nascem de experiências que são viabilizadas através do brincar, o movimento mais espontâneo que cada criança carrega dentro de si, naturalmente.

Brincar estimula o imaginário infantil, e consequentemente, toda a criação que nasce do saber intrínseco e essencial presente em qualquer menino. Todas as crianças tem a capacidade de admirar-se com o mundo, até então desconhecido para a partir daí explorá-lo, e assim passar a viver em contato com o que está sendo criado e oferecido, compondo um universo cultural de saberes e fazeres apreendidos através do brincar.

A equipe do Memórias do Futuro considera fundamental oferecer as crianças do mundo, este tempo de infância, onde o brincar é sagrado! Tempo este com a qualidade, serenidade e a contemplação que lhes é de direito. Um tempo sem pressa, de paz, de relações saudáveis, de amor, alegria e muito respeito.

Acreditamos também na natureza como espaço fundamental na vida e movimento das crianças, não apenas para a garantia do seu futuro, mas principalmente para a vida no seu presente, para que cada menino tenha a possibilidade de entender o mundo como ele realmente se apresenta, agregar ao seu conhecimento todas as suas cores, formas, cheiros, sons e texturas, agregando ao seu saber elementos essenciais à vida! Só assim, em contato com a natureza, a criança estará completa e poderá crescer, com qualidades e saberes, fundamentais para compor um ser humano digno, saudável e feliz!

E para defender este tempo da Infância que o projeto Memórias do Futuro nasceu, viabilizando um tempo de reflexão sobre a importância do Brincar, sobre o tempo que estamos oferecendo às nossas crianças. Como nós podemos cuidá-lo? Como admirá-lo de forma verdadeira, inteira, sem pressas e tantas cobranças. Como deixar e aproveitar o tempo do menino ser criança.

Por este portal, o projeto Memórias do Futuro possibilita que jovens, pesquisadores, educadores e meninos, atuem como colaboradores documentando e compartilhando saberes das crianças de diversas regiões do país, descortinando seus olhares sobre o Universo da Cultura da Infância no Brasil e trazendo à tona uma imensidão de saberes destes meninos.

Propomos que os conteúdos publicados sejam inspirados na linguagem da criança. Vídeos, historias e cantigas conduzidos pelas brincadeiras e invenções, onde maravilhas acontecem e a observação é o caminho para entendermos o tempo e o ritmo de cada brinquedo. Sugerimos conviver o máximo possível com os meninos, tentando entrar no mundo mágico e lúdico da criança para compreender e descrever cada brincadeira com naturalidade e verdade, tornando-se uma ferramenta importantíssima para ações nos ambientes educativos.

Assim, o projeto proporciona o sentimento de pertencimento e transmissão destes saberes. Valorizar a Cultura da Infância no mundo é  fundamental para o desenvolvimento humano integral das novas gerações, essencial para a preservação da nossa identidade cultural.

Copyright © 2012 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.