• Apresentação

Memórias do Futuro – Olhares da Infância brasileira - pesquisa a Cultura da Infância do Brasil através de um processo de sensibilização do olhar investigativo e criativo de jovens, educadores e crianças, em ações que se propagam em redes virtuais e presenciais estimulando a aproximação de gerações e a troca de conhecimentos e fazeres práticas relacionados ao brincar.

Vinte jovens de diferentes grupos culturais do Mato Grosso do Sul: indígenas, quilombolas, ribeirinhos e urbanos participaram de oficinas de sensibilização para a infância e de formação audiovisual, orientadas por pesquisadores e outros profissionais de diversas regiões do país, como Lydia Hortélio, Gandhy Piorsky, Lia Mattos, Igor Amin, Vinícius Cabral e Alexandre Basso. (Veja o vídeo - Memórias do Futuro) Utilizaram celulares com câmeras para pesquisar, documentar, registrar e divulgar o universo das brincadeiras e hábitos de crianças em suas comunidades, produzindo filmes, fotos e textos que reúnem desde a memória da infância dos mais velhos até as formas atuais de brincar. Os registros dessas manifestações, com tecnologias móveis, estimularam a experimentação da linguagem audiovisual e o compartilhamento da produção nas redes sociais.

Foram produzidos mais de 70 vídeos que podem ser vistos aqui. Tais conteúdos iniciam a base de dados do Eduque Brincando  compartilhado em imagens, artigos e práticas presenciais na itinerância da exposição multimídia Caravana Tecnobrincante, servindo como referência para educadores de diferentes áreas.

O Portal Memórias do Futuro é um instrumento de fruição permanente da Cultura da Infância. Publica a produção de jovens produtores integrantes do projeto, o banco de dados recebe colaborações de educadores, crianças, pais e instituições, promove a articulação de um movimento organizado em redes e favorece o intercâmbio de experiências que integram educação, cultura e tecnologia entre parceiros de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Contemplado pelo edital de Arte e Tecnologia da Fundação Telefônica|Vivo, o projeto é uma realização do Espaço Imaginário e do Pontão de Cultura Guaikuru, uma rara oportunidade para a alimentar a infância de hoje e sempre.

Você está convidado a colaborar e compartilhar suas experiências com a infância. Acesse o link Tecnologia Criativa e saiba como.

Copyright © 2012 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.