• Notícias

Professora de Campo Grande usa brincadeiras e audiovisual para transformar aulas de educação física

Projeto vai aliar celulares e educação para gerar portfólio audiovisual de brincadeiras

Atraída pelas brincadeiras e o audiovisual, a professora Consule Foro decidiu diversificar as aulas de educação física do Insituto Educape, no bairro Universário em Campo Grande. Participando do Memórias do Futuro, a professora desenvolveu o projeto ‘’Quem quer brincar coloca o dedo aqui’’ que estimula crianças do ensino fundamental a brincarem e registrarem seus brincadeiras em audiovisual.


A professora divide a sala em três equipes e cada um escolhe uma brincadeira. Uma das equipes fica responsável por registrar a atividade da outra, e depois revezam. Apesar de estar receosa no começo, Consuele revela que as crianças demonstraram muita proximidade com os celulares e com a prática audiovisual


“As crianças de oito anos pensaram em tudo para produzir seus vídeos. Até direção e ângulos”, revela Consuele. A professora aplica a metodologia para crianças da pré-escola, do segundo e do terceiro ano do ensino fundamental. Enquanto os mais velhos já produzem audiovisual, os menores registram suas brincadeiras por escrito e desenho.


A pequena Sara, de oito anos, foi uma das que se destacou no uso da ferramenta audiovisual. A professora conta que ela enquadrou bem as cenas e até pensou nos movimentos de câmeras. “A maioria já tinha alguma contato com o celular em casa, só tive que mostrar onde ficavam os botões. Acho que se deram melhor do que eu”, revela a professora.


Tecnologia como aliada da brincadeira

As turmas formadas por crianças do bairro universitário não tem o costume de brincar. Isso motivou Consuele a desenvolver a atividade em sala de aula -- que foi facilitada pelo apoio da escola. “A ideia é desenvolver até junho um portfólio de brincadeiras para apresentar aqui na escola na feira do conhecimento, que terá as brincadeiras como temática e também disponibilizar na plataforma do Memórias do Futuro”, explica a professora.

 

Além da capacitação de professores para o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como formas de estimular o brincar no ambiente educacional, o Memórias do Futuro mantém um portal colaborativo onde o usuário pode postar seu vídeo sobre a infância ou assistir os mais de 80 webdocumentários com brincadeiras tradicionais, cantigas, jogos e depoimentos sobre a cultural da criança. O endereço do portal é www.memoriasdofuturo.com.br


Copyright © 2012 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.