• Notícias

Plataforma ajuda educador a financiar projetos

Propostas são cadastradas em ambiente virtual e podem obter financiamento de internautas dispostos a colaborarem com o projeto.

Nem sempre é fácil colocar uma boa ideia em prática, especialmente em curto prazo. Pensando no universo da educação pública brasileira, implementar um bom projeto, por mais simples que pareça, exige certa dose de paciência. Os educadores precisam saber lidar com os ritmos da burocracia oficial e também com a contenção de recursos para investimento. Foi, justamente, para que as boas ideias não se rendessem diante dessas barreiras, que um grupo de jovens do Rio de Janeiro decidiu criar O Formigueiro, uma plataforma de crowdfundingGlossário compartilhado de termos de inovação em educação focada na ação social. Nela, professores e educadores de ONGs podem contar com ajuda de doadores virtuais dispostos a financiarem seus projetos.

A plataforma, lançada neste mês, busca concretizar ideias de professores, coordenadores e diretores, especialmente de escolas públicas, organizações sociais e institutos, que em algum momento, pensaram em criar algum projeto com fins pedagógicos mas não sabiam formatar a proposta, muito menos tinham recursos para financiá-la. Como exemplos de projetos, valem de concursos de redações ou olimpíadas de conhecimento da escola até oficinas de robótica ou fotografia. A melhoria do acervo de biblioteca, ou ainda, a  reforma de um espaço de recreação também são exemplos de projetos que podem ter impacto na melhoria do aprendizado dos alunos e agora, com O Formigueiro, podem virar realidade.


Fonte: Davi Lira / Porvir.org

Copyright © 2012 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.