• Notícias

Memórias do Futuro participa do 28º Simpósio Mundial da OMEP

O Projeto Memórias do Futuro marcará presença no 28º Simpósio Mundial da OMEP - Organização Mundial para Educação Pré-Escolar.

O Memórias do Futuro exibiu os conteúdos produzidos pela equipe do projeto durante o 28º Simpósio Mundial da OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) realizado entre os dias 18 e 21 de julho, na UFMS. O evento reuniu especialistas, profissionais e estudantes de diversos países e estados brasileiros para ampliar as discussões relativas à educação na primeira infância e os direitos da criança. Dentre os eixos temáticos, foi debatida a importância do brincar para o desenvolvimento pleno dos pequenos.
Andréa Freire, produtora executiva do projeto, considera interessantes o intercâmbio cultural e o contato com as ações desenvolvidas no mundo na área da educação. “Fizemos conexões com importantes instituições que nos convidaram para compartilhar essa ação em suas localidades e ampliamos a visão que muitos têm de nossa cultura. Houve curiosidade e elogios dos visitantes do estande do Memórias do Futuro, pela forma como alia Educação e Cultura”.
Ela destaca que “portugueses, chilenos, argentinos entre outros, estiveram atentos a exposição e comentaram o êxito da aplicabilidade da teoria na prática, as etapas do processo de formação e os resultados transformadores em vários aspectos. Para nós, que trabalhamos com a cultura como ferramenta para a educação, é um excelente estímulo de continuidade”.
No estande, os jovens brincantes que integram o projeto recepcionaram e interagiram com os visitantes. ”Os jovens estão na linha de frente da ação e durante o Simpósio ficou evidente o protagonismo deles. O processo de formação os empoderou e eles respondem de forma natural e segura. Sem dúvida um legado importante do projeto para cada um”, afirma Andréa.
Para Laura Félix, 14 anos, jovem integrante da iniciativa, a participação no evento da Omep foi uma experiência importante e diferente. “Nunca viajei para o exterior. Através do contato com outras culturas ficamos sabendo o que acontece não só no nosso mundinho. No começo fiquei um pouco tímida por conversar com pessoas que não conhecia, mas foi só quebrar o gelo que tudo ficou mais fácil”.
Segundo ela, o intercâmbio com os visitantes estrangeiros foi enriquecedor, uma vez que “eles trocavam mais informações. Falei com gente da Nova Zelândia, Índia, Coreia. Um grego ficou encantado com a pipa. A partir daí conversamos sobre as tradições gregas”, conta.
A equipe do Memórias do Futuro também realizou uma comunicação oral aos participantes do simpósio sobre o processo e proposta pedagógica desenvolvida durante a formação dos jovens e suas ações nas comunidades.


Copyright © 2020 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.