• Notícias

Cultura de crianças do Pantanal serão registadas em audiovisual

A escola Jatobazinho, no Pantanal, recebe os educadores do Memórias do Futuro para orientação de filmagem

Aos pés do Rio Paraguai, a Escola Jatobazinho trabalha com crianças de comunidades ribeirinhas da região do Pantanal corumbaense. Desde o ano passado a escola faz parte do projeto Memórias do Futuro e nessa nova fase volta a ser campo de pesquisa sobre a infância. Os pesquisadores brincantes do projeto desembarcaram nesta quinta-feira(13) no local para oferecer orientação de filmagem aos professores da escola que estão documentando os aspectos da culturas das crianças.


Registrar a cultura da infância e disponibilizar online conteúdos educativos é o principal objetivo do Memórias do Futuro que está capacitando 20 professores de diversas instituições de ensino de Mato Grosso do Sul para utilizarem tecnologias da informação e comunicação (TIC) em sala de aula. Brincadeiras, cantigas, histórias e causos se tornaram vídeos, fotos e sonoras em áudio que poderão ser usados por outros educadores.


Os professores Regiane Castello e Orivaldo Inácio, da escola Jatobazinho, participaram da semana de formação feita pelos educadores do Memórias do Futuro e criaram um projeto para registrar a infância das crianças ribeirinhas da escola. Os educadores Alexandre Basso, Lia Mattos e Carol Garcia foram enviados para ajudar no processo de assimilação do uso das TIC por meio de orientação de filmagens e convívio com a realidade das crianças.

 

O resultado da pesquisa de brincadeiras, cantigas e histórias das crianças pantaneiras você encontra no portal colaborativo do Memórias do Futuro que contém mais de 80 vídeos produzidos em comunidades quilombolas, indígenas, e cidades de Mato Grosso do Sul como Campo Grande, Corumbá e Amambaí e até de Salvador-BA. Acesse www.memoriasdofuturo.com.br


Copyright © 2012 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.