• Notícias

Cultura, arte e meio ambiente marcam lançamento da ErÊ

Movimento a favor da infância terá brincadeiras, feira de trocas, pique nique, roda de conversa sobre consumo consciente, intervenções poéticas e fotográficas

Crianças fotografaram a natureza do Parque das Nações Indígenas para gerar uma exposição na abertura da ErÊ. (Foto: Everson Tavares)
Crianças fotografaram a natureza do Parque das Nações Indígenas para gerar uma exposição na abertura da ErÊ. (Foto: Everson Tavares)

Motivados pela necessidade de atuar em favor da infância fora de datas especiais e ocupar espaços públicos com arte e cultura, a ErÊ – Imaginário Coletivo será lançada no sábado (19) com atividades culturais abertas e gratuitas durante todo o dia no Parque das Nações Indígenas de Campo Grande-MS. O calendário do coletivo terá diversas ações até o final do ano.

O foco do coletivo é tornar o Parque das Nações Indígenas um espaço de convivência entre crianças, adolescentes, adultos e famílias. Em celebração ao mês do livro, haverá o lançamento da campanha de doação de gibis e livros para compor o acervo da biblioteca comunitária criada na sede da ErÊ.

As atividades começam às 8h00 com a feira de trocas, basta levar livros, roupas e brinquedos para fazer parte do escambo. Em seguida terá uma roda de conversa com pais e filhos sobre consumo consciente. As atividades da manhã encerram com um pique nique coletivo com alimentos saudáveis.

A intervenção poética “Abraço grátis”, com a produtora audiovisual e poeta Jamille Fortunato abre a programação da tarde a partir das 15h junto da exposição “Caminhadas Fotográficas” com fotos de natureza feita por crianças e adultos. Às 15h30, começa o desfile de lançamento da marca infantil campo-grandense Capivara Mística – com estampas inspiradas na cultura da infância.

A apresentação do programa Primeira Infância Cidadã, núcleo de escuta das crianças criado pela Rede Nacional Primeira Infância, contará com a presença das entidades representantes da Rede em Mato Grosso do Sul, como a OMEP e o Espaço Imaginário. A IMASUL fará o lançamento oficial da ErÊ – Imaginário Coletivo junto do Espaço Imaginário, Pasárgada, Tenda dos Milagres, Touché Camisetas, Família Ana Jordão e Everson Tavares, grupos que compõem o coletivo, e apoiadores como a Cia das Artes.

A partir das 17h, a Caravana Tecnobrincante, uma exposição itinerante de brincadeiras tradicionais do projeto Memórias do Futuro, levará filmes sobre a infância, cantigas de rodas, jogos de mão e brinquedos com o corpo para crianças grandes e pequenas que estiverem no Parque e encerra as atividades de lançamento do ErÊ ­– Imaginário Coletivo ­– que mantém um calendário de atividades até o final do ano.

Calendário de ações

A ErÊ – Imaginário Coletivo reúne um grupo de pessoas e instituições que realizam ações em favor da cultura, natureza, educação e infância, através da arte. O calendário segue durante o mês de outubro. No dia 22 haverá brincadeiras tradicionais para todas as idades a partir das 16h. O núcleo jovem de cultura digital começa suas reuniões no dia 25. Dia 26 acontece a segunda edição das Caminhadas Fotográficas, às 9h; e o Cineclube Imaginário, às 19h. Todas as ações são gratuitas. Para receber as ações via e-mail, basta se cadastras no www.espacoimaginario.com .


Por que ErÊ?

O nome Erê vem da língua Iorubá, e foi escolhido por significar “o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si”, a capacidade de brincar, criar e aprender. Também representa a miscigenação brasileira, a busca e a afirmação de nossas raízes e memórias africanas, indígenas e europeias. O Erê é para sempre lembrar da importância de brincar, do lúdico, das artes e do espaço das crianças na sociedade.


Confira a programação completa do Lançamento da ErÊ – Imaginário Coletivo 

19 De OUTUBRO

Manhã: 8h às 10h

8h – Abertura  - feira de trocas de livros, roupas e brinquedos.

9h – 10h - família entra na roda: roda de conversa com pais e filhos sobre consumo consciente

10h – pique nique coletivo de frutas

 

Tarde: 15h às 18h30

15h – início campanha abraço grátis (intervenção poética) e exposição fotográfica

15h30 - desfile da capivara mística (camisetas infantis)

16h - lançamento oficial da ErÊ no Parque das Nações Indígenas

 - apresentação do programa primeira infância cidadã – núcleo de escuta das crianças

 17h às 18h30 - Caravana Tecnobrincante do projeto Memórias do Futuro (brincadeiras tradicionais e histórias)

 

Serviço:

ErÊ – Imaginário Coletivo

Local: Quiosque 01 do Parque das Nações Indígenas

(Primeiro quiosque antes de chegar na ponte de ferro por quem entra pela Afonso Pena)

Horário: 8h às 19h

Data: 19/out


Copyright © 2012 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.