• Notícias

Caravana visita comunidades urbanas e rurais de Campo Grande (MS)

Com a leveza que a alegria nos traz, com cor, sorrisos e abraços entre os grandes e os pequenos a Caravana Tecnobrincante visitou três diferentes comunidades de Campo Grande no último fim de semana: duas urbanas e uma na zona rural.

Com a leveza que a alegria nos traz, com cor, sorrisos e abraços entre os grandes e os pequenos a Caravana Tecnobrincante visitou três diferentes comunidades de Campo Grande no último fim de semana: duas urbanas e uma na zona rural. Crianças com suas famílias, estudantes, educadores, moradores da região, prestigiaram a trupe de brincantes tecnológicos. O ator e mestre de cerimônias, Breno Moroni, foi na frente saudando a todos e chamando para uma tarde com brincadeiras, cantigas de roda, exibição de filmes no celular e na sala de cinema, malabares e contação de histórias.

No dia 10 de agosto, a exposição aconteceu no Ponto de Cultura Mukando Kandongo. Além das crianças da Comunidade Negra São João Batista, alunos da Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes participaram da das atividades. Para a professora Elizete Ferreira Jarcem, “a criança precisa resgatar o movimento próprio da infância mostrado na Caravana. A escola é o ambiente para se trabalhar a cultura e a diversidade, além das matérias curriculares pertinentes a cada série. Tudo que foi visto e experimentado será aplicado em sala de aula”.

Além da diversão e das brincadeiras, os vídeos chamaram atenção especial das crianças. “Os filmes aguçaram a curiosidade da garotada. Há brinquedos e jogos que a maioria não conhecia. Além disso, eles se identificaram com as outras crianças e perceberam possibilidades de mudança em suas realidades”, argumenta Elizete.

Para Rosana Anunciação, coordenadora do Ponto de Cultura, “a Caravana educa de forma livre e as crianças aprendem se divertindo. Outro benefício é o incentivo ao uso da tecnologia de maneira saudável. Muitas dessas crianças não têm acesso às novas tecnologias e a Caravana trouxe também esta oportunidade”.

Durante a ação, crianças e jovens apresentaram coreografias e danças afro-brasileiras embaladas pelo som do atabaque tocado pelo jovem Cristiano Calogi. As brincantes Dejanira de Fátima (14) e Joana Darc Anunciação (15) acreditam que a Caravana é uma chance de mostrar um pouco da cultura negra e diminuir o preconceito ainda existente.

No sábado (11), a equipe do Memórias do Futuro foi recebida na Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio, a 45 km de Campo Grande. “A Caravana foi importante para todos os que puderam participar das atividades. As crianças não têm muitas opções de diversão aqui, e pude perceber a alegria nos olhos delas”, conta a Maria Aparecida Martins, Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do local. Para ela, os vídeos exibidos foram o ponto alto da tarde. “A forma com que os filmes retrataram a realidade de nossas crianças aumentou a autoestima delas. Elas perceberam que têm valor”.

Na Associação da Colônia Paraguaia, por onde a Caravana Tecnobrincante passou no dia 11, as crianças da comunidade puderam mostrar um pouco de suas tradições através da dança típica da fronteira. Ana Paula Amorim, mãe do jovem brincante Aram Amorim, também acompanhou as atividades no local. “Participei das cirandas, pulei elástico. Acho que me diverti mais que meu filho”, brinca. “Através do projeto, o Aram pôde conhecer e se integrar com crianças de realidades socioeconômicas e culturais diferentes da dele. Foi uma forma de valorizar o que ele possui e compartilhar experiências”, pondera.

Programação da semana – Nesta semana, a Caravana Teconobrincante segue para o Ponto de Cultura do Centro Integrado da Criança e Adolescente – CICA, no dia 16, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Já na sexta-feira (17), estará na Escola Estadual Maria de Lourdes Toledo Areias, das 14h às 17h. A Comunidade Tia Eva recebe a Caravana no sábado (18), das 15h às 19h. No domingo (19), as atividades acontecem das 15h às 19h na Associação de Moradores do Conjunto Aero Rancho Setor VI – Projeto Amar.


Copyright © 2020 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.