• Notícias

Caravana Tecnobrincante atrai crianças em Corumbá

Dupla diversão para as crianças corumbaenses com jogos tradicionais aliados à tecnologia.

 

A Caravana Tecnobrincante trouxe diversão para as crianças corumbaenses com jogos tradicionais aliados à tecnologia. A exposição multimídia apresentou a produção audiovisual dos 20 jovens brincantes de comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, fronteiriças e urbanas, integrantes do projeto Memórias do Futuro – Olhares da Infância Brasileira.

No dia 3 de agosto, a interação entre educadores e mais de 400 crianças da Cidade Branca movimentou o Moinho Cultural Sul-Americano. No sábado, ao invés da Praça da Independência, conforme a programação, as atividades foram transferidas para a Cacimba da Saúde. Num estilo mambembe, os brincantes saíram pelas ruas convidando as pessoas a participar da Caravana. Lá as crianças que protagonizaram os vídeos estiveram presentes e puderam ver nos filmes suas brincadeiras sendo exibidas.

De acordo com Alexadre Basso, pesquisador brincante e diretor técnico do projeto, “no bairro o formato da Caravana foi mais improvisado, mas o contato com a comunidade no local onde foram feitas as pesquisas foi muito rico. As crianças se vendo nos vídeos é o retorno que o projeto propõe para as comunidades e promove a troca das brincadeiras com intensidade”.

A Caravana proporcionou um domingo de descontração e interação familiar na Praça Nova Corumbá. Durante as atividades, as crianças compartilharam brincadeiras desconhecidas pela equipe de brincantes e pais e avós participaram das rodas de versos. Na Escola Dom Bosco, 700 crianças de 7 a 12 anos fizeram uma visita guiada pela exposição.

A escola ribeirinha Jatobazinho, que fica a 60 km de distância de Corumbá, cerca de 2h30 de barco, também recebeu a Caravana. No local, além das brincadeiras, crianças e professores foram orientados sobre a documentação audiovisual de suas experiências. Para Lia Mattos, diretora e coordenadora pedagógica do projeto, a apresentação nas escolas “foi de fundamental importância pela possibilidade de aproveitamento das ferramentas disponibilizadas pelo Portal Memórias do Futuro”.


Fonte: Assessoria Memórias do Futuro

Copyright © 2020 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.