• Notícias

Caravana segue nos bairros de Campo Grande

A Caravana Tecnobrincante do projeto Memórias do Futuro continua levando diversão e aprendizado aos moradores da periferia de Campo Grande

 

A Caravana Tecnobrincante do projeto Memórias do Futuro continua levando diversão e aprendizado aos moradores da periferia de Campo Grande. No último dia 16, a trupe de brincantes visitou o Ponto de Cultura do Centro de Integração da Criança e Adolescente (CICA), no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A instituição atende meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social. Alunos da Escola Municipal Antônio José Paniago e do Centro Público de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CPACA) também prestigiaram a programação.

Com equilíbrio, concentração, agilidade, e força, os adolescentes Allan Douglas, Alessandro Pires, José Roberto Pimenta e Alisson Pedro apresentaram suas habilidades na arte circense do monociclo e trapézio para o deleite dos espectadores. Segundo a assistente social do CICA, Jéssica Moura, o Memórias do Futuro se destaca pela integração e socialização entre as crianças, "além de incentivar a vivência real da infância. O projeto pode ajudar a ampliar horizontes e perspectivas, impulsionando para a mudança da realidade em que elas estão inseridas".

Já na sexta-feira (17), a exposição visitou a Escola Estadual Profª Maria de Lourdes Toledo Areias, que atende o Conjunto Recanto dos Rouxinóis e bairros do entorno, com alunos do ensino fundamental e médio. No sábado (18) foi a vez da Comunidade Quilombola Tia Eva - ou Igrejinha de São Benedito - receber a equipe dos brincantes. Em torno de 115 famílias vivem hoje na região considerada patrimônio histórico e cultural de Campo Grande e reduto dos descendentes da ex-escrava Eva Maria de Jesus.

"Foi interessante observar a interação das comunidades quilombolas através da exibição do vídeo sobre as brincadeiras documentadas em Furnas do Dionísio", analisa Vânia Lucia, vice- presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva. "Mesmo com três atividades acontecendo paralelamente à Caravana, houve um número significativo de crianças participando. Caiu a tarde e elas continuaram ali, brincando e aproveitando o momento". Para finalizar as apresentações da semana, no domingo (19), a Caravana foi recebida na Associação de Moradores do Conjunto Aero Rancho Setor 6 , sede do projeto AMAR 6..

Próximas visitas - Durante a semana de comemoração ao aniversário de Campo Grande, várias apresentações estão no roteiro. O Museu Antônio Pereira recebe a trupe de brincantes, no dia 23 de agosto, das 14h às 17h. Já nos dias 24 e 25, das 15h às 19h, a exposição multimídia estará na Orla Morena e Horto Florestal. A Caravana Tecnobrincante se despede no dia 26, no Espaço Imaginário, que fica na Rua Ingazeira, 190 - Bairro Vivendas do Bosque, das 15h às 19h. O projeto Memórias do Futuro é realizado pelo Espaço Imaginário e Pontão de Cultura Guaikuru, com patrocínio da Fundação Telefônica Vivo.

 


Fonte: Assessoria Memórias do Futuro

Copyright © 2020 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.